HOME                SERVIÇOS                ARTIGOS           QUEM SOMOS              CONTATOS

Pressão alta

Pressão alta

PRESSÃO ALTA E SONO: O QUE HÁ EM COMUM?

NÓS PASSAMOS CERCA DE UM TERÇO DA NOSSA VIDA DORMINDO. O SONO É FUNDAMENTAL PARA A RECUPERAÇÃO DO NOSSO ORGANISMO, MAS ALGUMAS DOENÇAS ESTÃO RELACIONADAS AO SONO DE MÁ QUALIDADE, DENTRE ELAS A PRESSÃO ALTA E A APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO.

 O QUE É APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO?

 A APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO (AOS) É UMA SÍNDROME CAUSADA PELA OBSTRUÇÃO DA PASSAGEM DO AR PARA OS PULMÕES DURANTE O SONO.

E O QUE ISSO TEM HAVER COM O CORAÇÃO?

 DURANTE O SONO É NORMAL QUE A PRESSÃO ARTERIAL DE UMA PESSOA SEJA MAIS BAIXA DO QUE DURANTE O DIA, QUANDO ESTAMOS ACORDADOS, FAZENDO ALGUMA ATIVIDADE, TRABALHANDO. QUANDO UM PACIENTE DESENVOLVE A APNÉIA DO SONO, AUMENTA EM CERCA DE 40% A CHANCE DESSE PACIENTE DESENVOLVER HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (PRESSÃO ALTA) E TODAS AS SUAS CONSEQUÊNCIAS…

E QUE CONSEQUÊNCIAS SÃO ESSAS?

A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA QUANDO NÃO TRATADA PODE LEVAR DIVERSAS COMPLICAÇÕES E DOENÇAS COMO O DERRAME (AVC), INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, ARRITMIAS CARDÍACAS, INSUFICIÊNCIA RENAL COM NECESSIDADE DE HEMODIÁLISE, ENTRE OUTRAS.

E COMO EU DESCUBRO SE TENHO APNÉIA? QUAIS SÃO OS SINTOMAS?       

COM UM EXAME CHAMADO POLISSONOGRAFIA, ONDE SEU SONO SERÁ MONITORADO DURANTE UMA NOITE. OS PORTADORES DE AOS GERALMENTE SE QUEIXAM DE RONCO ALTO, CANSAÇO E SONOLÊNCIA DURANTE O DIA, ALTERAÇÕES DA MEMÓRIA, DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO.

E COMO EU TRATO A APNÉIA?

EXISTEM VÁRIOS TRATAMENTOS PARA APNÉIA, PRINCIPALMENTE COM DISPOSITIVOS QUE AUXILIAM A RESPIRAÇÃO DURANTE O SONO.

E A PRESSÃO ALTA? QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

INFELIZMENTE A HIPERTENSÃO ARTERIAL É UMA DOENÇA ASSINTOMÁTICA, E MUITAS VEZES DIAGNOSTICADA TARDIAMENTE QUANDO OCORREM SUAS COMPLICAÇÕES.

E A PRESSÃO ALTA TEM CURA? TEM TRATAMENTO?

APENAS 5 A 10% DOS CASOS DE HAS TEM CURA, SÃO AS CHAMADAS CAUSAS DE HIPERTENSÃO SECUNDÁRIA, DENTRE ELAS A APNÉIA DO SONO. INFELIZMENTE, A MAIORIA DOS PACIENTES PORTADORES DE AOS TEM HIPERTENSÃO PRIMÁRIA (QUE NÃO TEM CURA) ASSOCIADA. O TRATAMENTO CONSISTE EM TRATAR A APNÉIA DO SONO, PERDA DE PESO, EXERCÍCICIOS FÍSICOS REGULARES E MEDICAMENTOS ESPECÍFICOS.

A HIPERTENSÃO ARTERIAL E APNÉIA OBSTRUTIVA DOS SONO QUANDO ASSOCIADAS SÃO CAUSAS IMPORTANTES PARA A OCORRÊNCIA DE DOENÇAS GRAVES COMO O DERRAME E O INFARTO DO MIOCÁDIO. PARA TER O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECISOS DA SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRITUVA DO SONO E DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, PROCURE O MÉDICO ESPECIALISTA.

 

Outros Artigos interessantes para você

Insônia

Insônia, quais as causas? Condições como o envelhecimento, dores crônicas, depressão, trabalhos em turno (que não tem horários regulares de sono) e doenças hormonais. A população feminina, em especial a de mais idade é mais suscetível a desenvolver insônia e depressão.(...)
Dr. Guilherme
Médico Neurologista

Tremor

Tremor... O tremor pode ser sintoma de diversas condições de saúde, desde doenças neurodegenerativas a simples expressão de ansiedade por eventos comuns do dia a dia.(...)
Dr. Guilherme
Médico Neurologista

Sonambulismo

Sonambulismo, o que fazer? O que é? É um transtorno do sono (parassonia) caracterizado pela realização de movimentos, e até mesmo de tarefas complexas enquanto em sono profundo. O paciente pode desde apenas sentar-se na cama, ou pode chegar a andar pela casa, e até mesmo em raríssimos casos a desempenhar tarefas complexas, como sair de casa.(...)
Dr. Guilherme
Médico Neurologista
Rolar para o topo