HOME                SERVIÇOS                ARTIGOS           QUEM SOMOS              CONTATOS

Sonambulismo

Sonambulismo

Sonambulismo, o que fazer?

O que é?

 É um transtorno do sono (parassonia) caracterizado pela realização de movimentos, e até mesmo de tarefas complexas enquanto em sono profundo. O paciente pode desde apenas sentar-se na cama, ou pode chegar a andar pela casa, e até mesmo em raríssimos casos a desempenhar tarefas complexas, como sair de casa.

Quando é mais comum?              

O sonambulismo é um transtorno do sono relativamente comum na infância e início da adolescência, chegando a afetar 17% dos indivíduos entre 11 e 16 anos de idade. Com o amadurecimento esta porcentagem tende a cair, afetando a 3% dos indivíduos na idade adulta.

O indivíduo tem consciência do que faz?              

Não. O indivíduo não tem consciência do que está fazendo, pois está em sono profundo, apesar de em alguns casos poder estar até mesmo de olhos abertos. Ele não tem capacidade de se comunicar, e sua expressão é apática. Quando acorda, não se recorda de nada do que ocorreu, podendo despertar com machucados inexplicáveis, por exemplo.

É perigoso acordar o sonâmbulo?           

  Não. Apesar de ser difícil despertar o indivíduo do sono profundo, isso não é perigoso, não coloca sua vida em risco. Mas lembre-se, ele estava em sono profundo, pode acordar confuso, assustado, o que causaria comportamento agressivo.

O que é melhor fazer?            

 Em primeiro lugar deve-se excluir outros transtornos como a epilepsia por exemplo.

Uma vez feito o diagnóstico o melhor a fazer é controlar o ambiente, tornando-o seguro para o paciente. Medidas de proteção física são eficazes, e em casos mais complexos está indicada a medicação.

Carlos Guilherme Suárez teles

CRM 52806897

Outros Artigos interessantes para você

Insônia

Insônia, quais as causas? Condições como o envelhecimento, dores crônicas, depressão, trabalhos em turno (que não tem horários regulares de sono) e doenças hormonais. A população feminina, em especial a de mais idade é mais suscetível a desenvolver insônia e depressão.(...)
Dr. Guilherme Suárez teles
Médico Neurologista

Tremor

Tremor... O tremor pode ser sintoma de diversas condições de saúde, desde doenças neurodegenerativas a simples expressão de ansiedade por eventos comuns do dia a dia.(...)
Dr. Guilherme Suárez teles
Médico Neurologista

Sonambulismo

Sonambulismo, o que fazer? O que é? É um transtorno do sono (parassonia) caracterizado pela realização de movimentos, e até mesmo de tarefas complexas enquanto em sono profundo. O paciente pode desde apenas sentar-se na cama, ou pode chegar a andar pela casa, e até mesmo em raríssimos casos a desempenhar tarefas complexas, como sair de casa.(...)
Dr. Guilherme Suárez teles
Médico Neurologista
Rolar para o topo