Carregando...

Artigos


Quais fatores podem desencadear dor de cabeça?

Existem situações que podem causar dores de cabeça. A cefaleia, nome científico para a dor de cabeça, é algo bem comum: 85% da população adulta mundial sofre, eventualmente, com algum tipo de dor de cabeça.

Algumas situações podem estar relacionadas as dores, e serão discutidas brevemente a seguir.


Privação de sono

Dormir bem é fundamental para afastar crises de cefaleia. Por isso, é importante regrar o ritmo do sono. Dormir pouco ou dormir demais podem resultar em dores de cabeça.


Estresse

O estresse em si não é provocador das dores de cabeça, mas certamente pode agravá-las. Para quem não tem enxaqueca, o estresse pode gerar dores de cabeça do tipo tensional por contração involuntária e exagerada da musculatura craniana.


Bruxismo

Provoca dores de cabeça pois a musculatura mastigatória fica contraída e provoca disfunção de ATMs (articulações têmporomandibulares). Este tipo de problema deve ser tratado por dentistas.


Fome provocada

O jejum prolongado pode gerar dor de cabeça tensional e precipitar crises de enxaqueca. Isso ocorre pela diminuição do açúcar no sangue.


Muito calor

O calor provoca cefaleia por causa da dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.


Tensão Pré-Menstrual (TPM)

A queda abrupta dos níveis de hormônios no sangue (seja em um ciclo natural, seja com a interrupção da pílula anticoncepcional) pode provocar crises de dor que, geralmente, ocorrem poucos dias antes da menstruação, mas podem ocorrer durante e eventualmente logo após o sangramento.


Alimentos

Queijos amarelos possuem substâncias que interferem na química cerebral, sendo que a principal delas é a tiramina, que incrementa a dilatação dos vasos cerebrais, uma das condições que respondem pela enxaqueca.

O chocolate é outro alimento que pode desencadear crises, pois ele possui moléculas que promovem alterações químicas no cérebro.

Nessa lista, entram ainda os frios e embutidos, que contêm nitritos e nitratos, substâncias que estimulam a dilatação dos vasos, e temperos que levam em sua fórmula glutamato monossódico.


Bebidas alcoólicas

O vinho tinto e o álcool são outros produtos que contém substâncias que dilatam os vasos cerebrais, deflagrando a crise.


Cafeína

Algumas pessoas queixam-se de dor de cabeça ao usar café. Por outro lado, quem está habituado a tomá-lo, sente-se mal ao ficar sem ele. O melhor é não exagerar na dose: três xícaras por dia é o ideal. Vale lembrar que a cafeína também é utilizada na composição de diversos analgésicos para aliviar as crises.


Sinusite

Ela causa dor devido à inflamação e acúmulo de secreção com aumento da pressão nas cavidades chamadas seios paranasais. Isso provoca muita dor que piora quando o paciente abaixa a cabeça e/ou se submete a pressurizações/despressurizações, como em viagens de avião e mergulho.


Carlos Guilherme Suárez Teles

CREMERJ 52-806.89-7

contato@neurosantiago.com.br