HOME                SERVIÇOS                ARTIGOS           QUEM SOMOS              CONTATOS

Hiperatividade?

Hiperatividade?

      É muito comum os pais relatarem que seus filhos são muito inquietos, não estão indo bem na escola, não se comportam de forma adequada e que são hiperativos. Na realidade o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é uma doença neuropsiquiátrica, e deve ser encarada como tal.

     O primeiro passo é o diagnóstico correto, e os primeiros a suspeitar dessa doença são os professores na escola ou os pais em casa. Uma vez a suspeita levantada, a criança deve ser levada a um médico neurologista ou psiquiatra, que deve avaliar a criança e afastar outras causas para o comportamento anormal. Em alguns casos exames complementares como o eletroencefalograma e avaliação auditiva e visual.

    Muitas crianças taxadas como hiperativas podem na verdade ter déficits visuais, auditivos, tipos específicos de epilepsia ou problemas psicológicos, sendo portando necessária ainda uma avaliação por parte de um psicólogo.

    O tratamento é feito com o acompanhamento multidisciplinar e uso de medicações específicas, que devem sempre ser prescritas pelo profissional médico, neurologista ou psiquitra.

        Da mesma forma que alguns pacientes são diagnosticados de forma incorreta, outros deixam de ser diagnosticados. A falha nesses casos pode levar a um baixo rendimento na escola e no trabalho, com comprometimento importante da qualidade de vida e produtividade da pessoa.

       Pacientes corretamente tratados percebem uma melhora expressiva, portanto, antes de mais nada procure um médico, e não se esqueça que essa doença tem tratamento.

 

Outros Artigos interessantes para você

Insônia

Insônia, quais as causas? Condições como o envelhecimento, dores crônicas, depressão, trabalhos em turno (que não tem horários regulares de sono) e doenças hormonais. A população feminina, em especial a de mais idade é mais suscetível a desenvolver insônia e depressão.(...)
Dr. Guilherme Suárez teles
Médico Neurologista

Tremor

Tremor... O tremor pode ser sintoma de diversas condições de saúde, desde doenças neurodegenerativas a simples expressão de ansiedade por eventos comuns do dia a dia.(...)
Dr. Guilherme Suárez teles
Médico Neurologista

Sonambulismo

Sonambulismo, o que fazer? O que é? É um transtorno do sono (parassonia) caracterizado pela realização de movimentos, e até mesmo de tarefas complexas enquanto em sono profundo. O paciente pode desde apenas sentar-se na cama, ou pode chegar a andar pela casa, e até mesmo em raríssimos casos a desempenhar tarefas complexas, como sair de casa.(...)
Dr. Guilherme Suárez teles
Médico Neurologista
Rolar para o topo