HOME                SERVIÇOS                ARTIGOS           QUEM SOMOS              CONTATOS

Doença de Alzheimer

10 perguntas e respostas sobre a Doença de Alzheimer

1- O que é Doença de Alzheimer?

          A Doença de Alzheimer é uma doença cerebral que lentamente destrói a memória, o raciocínio e habilidade de desempenhar atividades simples do dia a dia. A Doença se inicia de forma lenta e evolui progressivamente. É a forma causa mais comum de demência em pessoa idosas.

2- O que é demência?

          Demência é a grosso modo a degeneração do pensamento, memória e habilidades cerebrais. A demência varia em severidade de leve, quando apenas no início e começa a afetar as funções da vida diária a severa, quando a pessoa passa a depender completamente dos cuidadores.

3- Qual é tipicamente o primeiro sinal da Doença de Alzheimer?

          Tipicamente o primeiro sinal é a perda de memória, mas os pacientes podem apresentar diferentes sintomas ao início da doença. O declínio em outros aspectos do pensamento, como de encontrar palavras certas para falar, prejuízo de raciocínio e julgamento podem ser os sintomas nos estágios iniciais da doença

4- O que causa a Doença de Alzheimer?

          Os cientistas não entendem ainda de forma completa o que causa a Doença de Alzheimer na maioria das pessoas. Na doença precoce, que ocorre entre 30 e 60 anos, a causa é normalmente uma mutação genética. Na doença de início tardio, que normalmente se desenvolve após os 60 anos, ele decorre de uma complexa série de alterações cerebrais que se acumulam no decorrer de décadas. As causas geralmente decorrem de uma mistura de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida, e esses fatores afetam cada pessoa de forma diferente.

          A idade é o fator de risco mais importante. O estilo de vida como por exemplo alimentação, prática de exercícios físicos, pressão alta, diabetes e outras doenças crônicas também podem influenciar no aparecimento da doença na terceira idade.

5- Por um familiar meu ter Alzheimer quer dizer que eu vou ter?

          Apenas por um familiar ter Doença de Alzheimer não significa que você também vai ter. As formas familiares da doença na verdade são raras. A forma mais comum da doença, que se desenvolve na terceira idade normalmente não possui um padrão genético familiar claro.

6- Como é feito o diagnóstico da Doença de Alzheimer?

          Não existe ainda um exame específico e definitivo para diagnóstico da Doença de Alzheimer. O diagnóstico deve ser feito por um profissional médico especialista, com um índice de acerto de 90%. Para o diagnóstico é necessária a realização de uma consulta específica e exames complementares de acordo com a necessidade. Alguns exames que podem ajudar o médico no diagnóstico são a tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames de sangue, urina e polissonografia por exemplo.

7- Porque o diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer é importante?

          O diagnóstico precoce é importante pois ajuda o paciente e seus familiares a planejar o futuro. Isso da tempo e oportunidade para que as famílias discutam as possibilidades de tratamento, encontrem apoio e façam os arranjos legais necessários enquanto o paciente ainda pode tomar parte na discussão.

8- Quanto tempo uma pessoa pode viver após o diagnóstico da Doença de Alzheimer?

          O tempo entre o diagnóstico da doença e o óbito é muito variável. Esse tempo pode ser tão curto quanto 3 anos quando o paciente tem acima de 80 anos e tão longo quanto 10 anos ou mais quando o paciente é mais jovem.

9- Existem medicamentos para tratar a Doença de Alzheimer?

          Atualmente não há tratamento para curar ou parar o avanço da doença. Entretanto existem medicamentos que são usadas para tratar os sintomas, manter o poder de raciocínio, memória e habilidades especiais do paciente. As medicações costumam funcionar melhor quando iniciadas nas fases leve e moderada da doença.

          As medicações necessitam de receituário médico especial, e não devem ser iniciadas nem interrompidas sem aconselhamento médico.

10- Existe algo que possa ser feito para previnir a Doença de Alzheimer?

          Não existe medicação e tratamento específico que possam previnir o aparecimento da doença. Entretanto fatores como estilo de vida, exercício físico, dieta saudável e atividades intelectuais parecem ajudar a evitar o aparecimento da doença.

Outros Artigos interessantes para você

Insônia

Insônia, quais as causas? Condições como o envelhecimento, dores crônicas, depressão, trabalhos em turno (que não tem horários regulares de sono) e doenças hormonais. A população feminina, em especial a de mais idade é mais suscetível a desenvolver insônia e depressão.(...)
Dr. Guilherme Suárez teles
Médico Neurologista

Tremor

Tremor... O tremor pode ser sintoma de diversas condições de saúde, desde doenças neurodegenerativas a simples expressão de ansiedade por eventos comuns do dia a dia.(...)
Dr. Guilherme Suárez teles
Médico Neurologista

Sonambulismo

Sonambulismo, o que fazer? O que é? É um transtorno do sono (parassonia) caracterizado pela realização de movimentos, e até mesmo de tarefas complexas enquanto em sono profundo. O paciente pode desde apenas sentar-se na cama, ou pode chegar a andar pela casa, e até mesmo em raríssimos casos a desempenhar tarefas complexas, como sair de casa.(...)
Dr. Guilherme Suárez teles
Médico Neurologista
Rolar para o topo