Ansiedade
Ansiedade, como tratar?
A ansiedade é um problema de saúde que pode ser extremamente debilitante e incapacitante. Os casos mais graves, e felizmente menos comuns, são denominados síndrome do pânico.
O tratamento da ansiedade deve ser feito com base em um tripé, que seriam o acompanhamento médico e medicação, o aconselhamento psicológico e técnicas de relaxamento e medidas gerais, adotadas pelo próprio paciente.
Tratamento médico
O diagnóstico das desordens de ansiedade devem ser feitos por um médico, principalmente um neurologista ou psiquiatra. Na maioria dos casos medicações devem ser utilizadas, como meio de controlar os sintomas, e devolver a qualidade de vida ao paciente. Os medicamentos utilizados podem ser vários, dependendo do perfil do paciente, sendo os principais os benzodiazepínicos (Alprazolam, Clonazepam, Diazepan…), os antidepressivos (Sertralina, Paroxetina, Amitriptilina, Trazodona…), e em casos leves, até mesmo medicações naturais como o extrato de Valeriana Officialis.
Em hipótese alguma o paciente deve utilizar medicamentos por conta própria, ou sem o acompanhamento por parte de um médico.
Tratamento psicológico
A psicoterapia deve ser conduzida por profissional qualificado, e pode ser basicamente a psicoterapia, o terapia cognitiva comportamental, ou uma combinação de técnicas.
A terapia cognitiva comportamental foca em reconhecer os padrões de pensamento do paciente associados com a ansiedade. A terapia é direcionada a limitar os pensamentos distorcidos e os padrões de comportamento a situações que desencadeiam os ataques de ansiedade.
A psicoterapia visa explorar as causas e situações que levam a ansiedade, e possíveis estratégias para evitar/mitigar os sintomas.
Medidas gerais
O paciente deve estar bem informado, e ser parte ativa no tratamento, dividindo a responsabilidade pelo mesmo com os profissionais de saúde.
Nesse aspecto se torna essencial aprender a administrar o estresse, aprender técnicas de relaxamento, evitar pensamentos negativos, ter a compreensão e apoio dos familiares e amigos, aprender técnicas de meditação, exercícios físicos regulares e seguir de forma adequada as recomendações dos profissionais envolvidos em seu tratamento.