Sonambulismo, o que fazer?
O que é?
É um transtorno do sono (parassonia) caracterizado pela realização de movimentos, e até mesmo de tarefas complexas enquanto em sono profundo. O paciente pode desde apenas sentar-se na cama, ou pode chegar a andar pela casa, e até mesmo em raríssimos casos a desempenhar tarefas complexas, como sair de casa.
Quando é mais comum?
O sonambulismo é um transtorno do sono relativamente comum na infância e início da adolescência, chegando a afetar 17% dos indivíduos entre 11 e 16 anos de idade. Com o amadurecimento esta porcentagem tende a cair, afetando a 3% dos indivíduos na idade adulta.
O indivíduo tem consciência do que faz?
Não. O indivíduo não tem consciência do que está fazendo, pois está em sono profundo, apesar de em alguns casos poder estar até mesmo de olhos abertos. Ele não tem capacidade de se comunicar, e sua expressão é apática. Quando acorda, não se recorda de nada do que ocorreu, podendo despertar com machucados inexplicáveis, por exemplo.
É perigoso acordar o sonâmbulo?
Não. Apesar de ser difícil despertar o indivíduo do sono profundo, isso não é perigoso, não coloca sua vida em risco. Mas lembre-se, ele estava em sono profundo, pode acordar confuso, assustado, o que causaria comportamento agressivo.
O que é melhor fazer?
Em primeiro lugar deve-se excluir outros transtornos como a epilepsia por exemplo.
Uma vez feito o diagnóstico o melhor a fazer é controlar o ambiente, tornando-o seguro para o paciente. Medidas de proteção física são eficazes, e em casos mais complexos está indicada a medicação.
Carlos Guilherme Suárez teles
CRM 52806897